Tendências imobiliárias: o que esperar do mercado em 2024

Tendências


O mercado imobiliário é imprevisível e sofistica constantes mudanças, principalmente em função dos avanços tecnológicos e alterações na economia e na legislação. Por isso, ao buscar entender o que esperar do mercado imobiliário em 2024, é preciso levar em conta uma série de fatores e tendências emergentes que podem influenciar. Com base em insights atuais, conseguimos vislumbrar alguns caminhos que o setor deve trilhar.

Dito isso, vamos observar mais detalhadamente algumas dessas tendências, e o que elas podem significar para corretores de imóveis, investidores, proprietários e locatários. Afinal, compreender o panorama futuro do mercado imobiliário é essencial para quem deseja trabalhar com mais segurança e eficiência nele.

Tecnologia AI e Big Data

Um dos elementos mais significativos que estão reformulando o mercado imobiliário é a crescente adoção de tecnologias de inteligência artificial (AI) e big data. Elas estão mudando todas as esferas do setor, desde a procura de propriedades até a conclusão do processo de compra ou aluguel, transformando maneiras de trabalhar que por muito tempo foram tradicionais.

No campo prático, softwares inteligentes com recursos de aprendizado de máquina podem prever o valor de um imóvel baseando-se em diversos fatores, como localização, área total, número de quartos, entre muitos outros. Além disso, essas tecnologias também permitem que corretores e imobiliárias compreendam melhor o comportamento e as preferências dos clientes, potencializando a assertividade dos negócios.

Cidades Inteligentes

Outro fator que promete ter grande impacto no mercado imobiliário é o desenvolvimento crescente de cidades inteligentes. Esse conceito se baseia na adoção de tecnologias em diversos aspectos da vida urbana, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar os centros urbanos mais sustentáveis e eficientes.

As cidades inteligentes combinam tecnologia, planejamento urbano e compromisso com a sustentabilidade. Mas como isso influencia o mercado imobiliário? Será que, como resultado, veremos mais empreendimentos imobiliários ecológicos sendo desenvolvidos? Essas são algumas das perguntas que, como profissionais do setor, devemos nos fazer ao analisar as tendências para os próximos anos.

Economia Compartilhada

A economia compartilhada, que já vem transformando diversos setores, continuará influenciando fortemente o mercado imobiliário. Esse modelo se baseia na ideia de partilhar o uso de bens ou serviços, em vez de possuí-los, o que tem profundas implicações para o mercado de imóveis.

A cultura do compartilhamento se reflete, por exemplo, na popularidade crescente de plataformas de aluguel de curta duração, como o Airbnb. Isso pode acarretar um aumento da demanda por imóveis que possam ser compartilhados ou alugados por curtos períodos. Além disso, esse movimento questiona a ênfase tradicional na aquisição de propriedade imobiliária, apontando para novas formas de uso e ocupação.

Escritórios Remotos

O aumento do trabalho remoto, impulsionado pela pandemia de Coronavírus, está provocando mudanças profundas no mercado de imóveis comerciais. Cada vez mais empresas estão optando por espaços de trabalho mais compactos, flexíveis ou até abolindo completamente seus escritórios tradicionais.

Essa tendência pode afetar a demanda por espaços comerciais como conhecemos. Ao mesmo tempo, pode aumentar o interesse por propriedades residenciais que possam ser adaptadas para acomodar home offices funcionais e confortáveis, o que impacta diretamente no desenho dos novos empreendimentos.

Suporte Virtual

Por fim, a cada dia se intensifica a tendência de plataformas online que fornecem suporte virtual para corretores, proprietários e compradores. Com essas tecnologias, todas as etapas de compra, venda e locação de imóveis podem ser realizadas online, tornando o processo mais eficiente, dinâmico e cômodo para todas as partes.

Lembremos que a necessidade de distanciamento social, imposta pela pandemia de Coronavirus, acelerou de maneira abrupta a adoção de visitas virtuais, assinatura eletrônica de contratos e atendimento ao cliente realizado em ambiente digital. É quase certo que essas práticas se consolide e se aperfeiçoem nos próximos anos.

Como o Imobih Pode Ajudar

Diante de todas essas mudanças, você pode se perguntar: como uma imobiliária pode se preparar e se adaptar a essas tendências emergentes? É aqui que entra o Imobih, uma plataforma criada pensando em atender à nova realidade do mercado imobiliário.

Com o Imobih, as imobiliárias têm à disposição um sistema completo para gestão dos seus imóveis e aluguéis. Mais que isso, oferecemos também um site próprio para que as imobiliárias possam anunciar seus imóveis com eficiência e praticidade, acompanhando as tendências de digitalização do setor.

Assim, o Imobih representa a ferramenta perfeita para que sua imobiliária esteja preparada para as evoluções do mercado imobiliário. Com os recursos digitais adequados, você estará pronto para acompanhar as tendências futuras com facilidade e eficiência, mantendo-se sempre à frente na corrida do mercado.